WiPC – Escritores na Prisão

 

WiPC – Writers In Prison Committee – [Comité de Escritores na Prisão – ver Blog Novidades] – Delegado do P.E.N. Clube Português responsável por este Comité – Manuel de Queiroz.

Trabalha em defesa dos escritores perseguidos em todo o mundo. Foi criado em 1960 como resposta às crescentes tentativas de silenciamento, e prisão, das vozes de autores e jornalistas dissidente.

O  Comité  de  Escritores  na  Prisão  do  P.E.N.  Club  Internacional  trabalha em  defesa  dos  autores perseguidos em todo o mundo. Foi criado em 1960 como resposta às crescentes tentativas de silenciamento, e prisão, das vozes dissidentes de ficcionistas e jornalistas. Actualmente o Comité monitoriza cerca de 1.000 casos e publica, duas vezes por ano, uma lista com os nomes de autores em risco.

O Comité actua através dos mecanismos das Nações Unidas, incluindo a Comissão dos Direitos Humanos da ONU, de modo a chamar a atenção, tanto para casos individuais como para problemas sistemáticos de violação dos direitos humanos em países específicos.

A Rede de Alertas de Acção Rápida do Comité de Escritores na Prisão fornece pormenores sobre os casos de pessoas que têm a vida e a liberdade em perigo, bem como os endereços governamentais para onde podem ser enviados quaisquer protestos contra os abusos de poder cometidos.

Tem agora em desenvolvimento o Programa Freedom to Write in the Americas – Liberdade para Escrever nas Américas – com o objectivo de denunciar as perseguições a escritores e jornalistas, e apoiar os que estiverem com problemas de repressão ou censura.

Publicou recentemente um relatório sobre mortes e desaparecimentos entre 2004-2008.

Participações de delegados do P.E.N. Clube Português em actividades do WiPC

2006 –  Political power, freedom of expression and terrorism, Comunicação apresentada na CHAIR “HUMAN RIGHTS OF THE WRITER”, Italian P.E.N. Club, with the cooperation of UNESCO, 16–18 de Junho, Milão – Francisco Bélard (Delegado do Centro português do P.E.N. Clube) – pdf

– Relatório do 6º. ENCONTRO INTERNACIONAL DO COMITÉ DE ESCRITORES NA PRISÃO, 2-4 de Março, Istambul (Turquia) – Manuel Frias Martins (Delegado do Centro português do P.E.N. Clube) – pdf

 

Be Sociable, Share!