WiPC – Writers In Prison Committee – [Comité de Escritores na Prisão – ver Blog Novidades].

Trabalha em defesa dos escritores perseguidos em todo o mundo. Foi criado em 1960 como resposta às crescentes tentativas de silenciamento, e prisão, das vozes de autores e jornalistas dissidente.

O  Comité  de  Escritores  na  Prisão  do  P.E.N.  Club  Internacional  trabalha em  defesa  dos  autores perseguidos em todo o mundo. Foi criado em 1960 como resposta às crescentes tentativas de silenciamento, e prisão, das vozes dissidentes de ficcionistas e jornalistas. Actualmente o Comité monitoriza cerca de 1.000 casos e publica, duas vezes por ano, uma lista com os nomes de autores em risco.

O Comité actua através dos mecanismos das Nações Unidas, incluindo a Comissão dos Direitos Humanos da ONU, de modo a chamar a atenção, tanto para casos individuais como para problemas sistemáticos de violação dos direitos humanos em países específicos.

A Rede de Alertas de Acção Rápida do Comité de Escritores na Prisão fornece pormenores sobre os casos de pessoas que têm a vida e a liberdade em perigo, bem como os endereços governamentais para onde podem ser enviados quaisquer protestos contra os abusos de poder cometidos.

Publica duas vezes por ano os relatórios com as listas de indivíduos que, à volta do mundo, foram presos ou de alguma maneira perseguidos seja por actividades políticas pacíficas, ou pela práctica das respectivas profissões.

Participações de delegados do P.E.N. Clube Português em actividades do WiPC

2006 –  Political power, freedom of expression and terrorism, Comunicação apresentada na CHAIR “HUMAN RIGHTS OF THE WRITER”, Italian P.E.N. Club, with the cooperation of UNESCO, 16–18 de Junho, Milão – Francisco Bélard (Delegado do Centro português do P.E.N. Clube) – pdf

– Relatório do 6º. ENCONTRO INTERNACIONAL DO COMITÉ DE ESCRITORES NA PRISÃO, 2-4 de Março, Istambul (Turquia) – Manuel Frias Martins (Delegado do Centro português do P.E.N. Clube) – pdf