Regulamento dos Prémios Literários do PEN Clube Português

Poesia, Ensaio, Ficção e Primeira Obra

  1. Os Prémios Literários do P.E.N. Clube Português destinam-se a galardoar anualmente as melhores obras publicadas no ano anterior, em língua portuguesa, publicados por editoras portuguesas, em papel, e em 1ª edição, nas modalidades de POESIA, ENSAIO e FICÇÃO e PRIMEIRA OBRA.
  2. Os prémios, que têm o patrocínio da DIRECÇÃO GERAL DO LIVRO E DAS BIBLIOTECAS, são prémios pecuniários do valor de 5.000 euros em cada uma das modalidades. O Prémio para PRIMEIRA OBRA tem o valor pecuniário de 2.500 euros.
  3. O P.E.N. Clube Português procurará divulgar as obras premiadas, nomeadamente no estrangeiro (dadas as suas ligações internacionais), por todos os meios ao seu alcance.
  4. Os júris serão, para cada uma das modalidades, compostos por três membros nomeados pela Direcção do P.E.N. Clube Português, um dos quais pelo menos, será um autor conceituado no género em apreço.

4.1. No caso do prémio de PRIMEIRA OBRA o júri será constituído pelo Presidente do P.E.N. Clube e de um elemento de cada um dos Prémios tradicionais do P.E.N. Clube.

  1. As editoras e/ou autores das obras publicadas no ano considerado devem enviar três exemplares para o endereço: CLEPUL- Faculdade de Letras de Lisboa, Alameda da Universidade, 1600-214 LISBOA.
  2. Os prémios não poderão ser atribuídos a autores que os tenham ganho, na mesma modalidade, num dos cinco anos anteriores.
  3. Os prémios serão atribuídos e divulgados, salvo caso de força maior, até 31 de Outubro de cada ano.
  4. Os júris, se assim o entenderem, poderão não atribuir os prémios.
  5. Da reunião final de cada júri será lavrada uma acta, da qual constará se o prémio foi atribuído por maioria ou por unanimidade.
  6. A entrega dos prémios será feita em cerimónia pública organizada pelo P.E.N. Clube Português.